Erguido em um terraço elevado com balaustradas, este elegante castelo domina o vilarejo e se volta para a igreja, oferecendo uma vista panorâmica deslumbrante. Construído por volta de 1745 e atribuído ao arquiteto e escultor Claude-Damien Gardaire (1703–1771) — conhecido pelo Hôtel d’Agay e o Hôtel Boitouset, hoje sede do arcebispado de Besançon — o imóvel permanece surpreendentemente autêntico e preserva sua notável decoração interior: pisos em parquet estilo Versalhes, painéis de madeira esculpida, vergas e molduras originais, lareiras de mármore regional do século XVIII e uma impressionante escadaria de pedra de Chailluz, decorada com esculturas em tamanho real.
O edifício principal, de planta retangular, apresenta duas fachadas simétricas quase idênticas. Uma delas se abre para o sudoeste com vista para o vale e o vilarejo, enquanto a outra se volta ao nordeste, voltada para o parque. Ambas contam com um corpo central recuado entre dois pavilhões de canto, sob telhados de quatro águas. A execução arquitetônica é de excelente qualidade: janelas arqueadas em segmentos suaves são realçadas por elegantes molduras de pedra. No lado do parque, observam-se dois óculos e uma claraboia; na fachada voltada ao vilarejo, um gracioso pórtico em ferradura com escadarias duplas completa a composição.
O interior revela um majestoso vestíbulo de entrada com piso de pedra e uma grande escada decorada com uma bela grade em ferro forjado do século XVIII. No primeiro andar, um salão de recepção ornamentado com quatro esculturas monumentais em nichos representa alegorias das estações — Primavera, Verão, Outono — além de um flautista, todas obras de Gardaire, que também teria desenhado os jardins do castelo.
Uma sequência de salões nobres no lado sul inclui um salão central com painéis baixos, lareira adornada com medalhão oval e querubins, piso em espinha de peixe e três portas duplas alinhadas. Outro salão, decorado no estilo Luís XVI em tons de azul acinzentado, exibe painéis entalhados com perfis femininos clássicos, guirlandas de flores e louros, além de uma lareira do século XIX e piso de tábuas do século XVIII. Um terceiro salão menor, também decorado em azul acinzentado no estilo do século XVIII, possui uma lareira do século XIX. Um espaço adicional de dois níveis, ainda inacabado, foi planejado para abrigar uma pequena cozinha e um banheiro.
Do lado nordeste da fachada sul, encontra-se um salão íntimo com lareira de mármore e painéis em estilo Versalhes do século XIX. Outro salão pequeno, acessível ao nível do solo no extremo norte, conta com piso de ladrilhos do século XX. Um pequeno apartamento com banheiro e uma escada de serviço moderna complementam essa ala. Na fachada norte, a oeste, há um salão sem decoração, uma antiga cozinha com piso de ladrilhos e um corredor de serviço com lajes de pedra. A ampla cozinha principal tem piso de pedra e lareira com placa de ferro fundido datada de 1698, em formato de pórtico. Uma porta francesa dá acesso ao pátio, e o corredor vizinho abriga grandes armários embutidos em madeira.
No andar superior, o saguão se abre para a balaustrada em ferro forjado e apresenta esculturas monumentais em nichos, além de um piso em padrão xadrez feito de dois tipos de madeira. Os salões do século XVIII incluem uma ampla sala central voltada para o sul, com excelentes painéis em madeira, piso em abeto e três portas duplas. Outro salão, com lareira do século XIX, piso em pitchpine com tábuas largas e um trumeau neoclássico em estilo Regência, apresenta uma imponente porta dupla. No canto sudoeste, um pequeno salão em tons bege com painéis do século XVIII, lareira em mármore no estilo Luís XIV e um banheiro comunitário dos anos 1950. Um espaço suntuoso, talvez usado como salão de baile, ostenta seis portas — quatro delas duplas —, duas magníficas lareiras (uma do século XVIII, estilo Regência, outra do século XIX, ambas em mármore regional) e piso de tábuas largas. No sudeste, um quarto com alcova decorado com lareira em mármore do século XVIII e trumeau com troféus musicais em estilo Luís XVI. Uma escada de serviço ocupa o pináculo sudeste. Já no canto noroeste, há um vestíbulo com painéis do século XVIII, porta camuflada e ligação com o grande salão. Dois mezaninos de serviço completam esse nível.
A estrutura de telhado original em carvalho, reforçada por três níveis de vigas, é impressionante. A cobertura é feita com telhas planas típicas da Franche-Comté e está praticamente estanque. Os pisos de ladrilhos são do século XVIII. A cave tem belas abóbadas e pé-direito alto. O sistema de aquecimento por ar forçado está obsoleto e deve ser renovado. Uma instalação parcial de aquecimento a óleo existe, mas sem garantia de funcionamento.
O parque paisagístico, com cerca de 5 hectares, parcialmente murado, abriga um impressionante ninfeu do século XVIII decorado com rochas e conchas ao estilo chinês. Sua fachada possui uma palma sob frontão triangular e arco de entrada; o interior surpreende com ornamentação policromada em seixos e conchas, retratando vinhas, pinhas, vasos rococó, pagodes chineses e elementos decorativos com iluminação zenital.
No pátio, duas construções simétricas — uma histórica, outra do século XX — oferecem garagens e antigas acomodações de serviço do século XVIII com pias e pisos em pedra, além de um canil. Um pavilhão em forma de torre marca a entrada do domínio. As belas colunas do portão e o jardim em terraços com escadarias completam o conjunto.
O castelo é integralmente classificado como Monumento Histórico: edifício principal, estábulos e anexos (fachadas e coberturas), o ninfeu, o parque, os muros e grades.
Localização:
- 20 km de Besançon
- Em vilarejo com comércios e serviços essenciais (padaria, prefeitura)
- 14 km de cidade com serviços completos
- 400 km de Paris (4h de carro, 2h45 de trem)
- 200 km de Genebra, 150 km de Lausanne, 170 km de Basileia
- 100 km de Dijon